Inovação em empresas: O que fazer antes de querer mudar tudo?

Computação em Nuvem

Com a competitividade global, a inovação tornou-se um fator crucial para a sobrevivência das organizações na busca da vantagem competitiva, e, desta forma, aquelas que são orientadas a trabalhar com a inovação têm a competência de alterar a sua situação, antes que seus concorrentes e adaptar seus produtos, serviços, processos, gestão, entre outros.

A inovação também se tornou um termo cotidiano, já que é possível ouvir pessoas discutindo ou falando do tema a partir de seminários internacionais de negócios e gestão, com um alto grau de formalismo, até em conversas informais em qualquer lugar comum. O tema praticamente já se tornou um clichê, e isso é ótimo, já que as empresas precisam inovar para competir , e, como mencionado anteriormente, sobreviver.

No entanto, antes de começar a querer inovar de qualquer forma, dois pontos devem ser alinhados: conceito e ambição.

Por que a inovação é importante para a sua organização?

Essa é uma questão simples, mas sua importância se refere à visão que a organização e seus colaboradores tem sobre o tema. Então, quando uma organização já trabalha com intensidade, a percepção da necessidade de inovação em seus colaboradores será mais linear, ou seja, a diferença de conceitos provavelmente não existirá. Com isso, o primeiro passo para que uma organização verifique a necessidade de inovação para o seu negócio é alinhar conceitos, promover e compartilhar a mesma tendo essa compreensão para todos os envolvidos.

Já o segundo ponto está relacionado com as ambições da organização, ou seja, podemos fazer a seguinte pergunta para os administradores, sua empresa está com conceitos claros do que é, e porque precisa inovar?

Alinhar as ambições

A inovação precisa ser explicada, principalmente, pelos gestores, como relevante foco para a  competitividade da organização. Caso isso não aconteça, é possível que as iniciativas de trazer a inovação como um dos motores para o crescimento e a sustentação futura da organização fracassem, uma vez que é necessário identificar a importância disso para a organização.

Estas questões são importantes, porque a inovação é desenvolvida no âmbito gestor da organização e com o tempo e precisa ser entendida, para que isso não fique restrito e passe a ser discutida e tratada dentro de toda organização, do mais baixo cargo ao corpo diretivo. É relevante usar um modelo baseado em processos, projetos e indicadores de desempenho, criação de parcerias, desenvolver um ambiente “inovador” e gerar resultados e monitoramentos consistentes, criando premiação para os participantes,  nem que estes inicialmente sejam pequenos para demonstrar o retorno de inovação e de todo o seu potencial, capaz de sustentar e elevar a competitividade da organização.

 

Leave A Reply

17 − 6 =